

Espumante Blanc Noir Nature
FICHA TÉCNICA
Nome: Pedras Altas Espumante Blanc de Noir Nature
Uvas: 100% Pinot Noir
Safra: não safrado
País/Região: Brasil/Serra do Sudeste – Rio Grande do Sul
Teor Alcoólico: 12%
Temperatura de serviço: entre 6°C e 8°C
VISUAL
Aspecto: límpido
Cor: amarelo claro com tons levemente esverdeados
Intensidade: média
Tipo: branco
Perlage: delicada, fina e persistente
OLFATO
Frutas tropicais: abacaxi, lichia, maçã verde Flores: flor de laranjeira, flores do campo
Especiarias: leve toque de noz moscada Intensidade: média
Álcool: totalmente integrado aos aromas.
PALADAR
Tanino: inexistente
Acidez: alta
Álcool: médio
Corpo: médio
Persistência: média
Retrogosto: frutas tropicais
Espumante bastante frutado, lembrando sabores de frutas tropicais como maracujá, abacaxi e lichia. Especiarias também estão presentes de forma muito sutil no paladar e, assim como apresentado em nariz, traz nuances de noz moscada. Com acidez pronunciada, possui potencial para evolução, entretanto está em perfeitas condições para o consumo imediato.
HARMONIZAÇÃO
Para petiscar, queijos e embutidos em geral. Culinária japonesa e asiática, assim como carnes brancas são ótimas opções para harmonizar com vinhos de acidez mais elevada. Salmão grelhado e macarrão com molho de camarão mais encorpados são pratos que também harmonizam muito bem com este exemplar.
MÉTODO DE ELABORAÇÃO
Exclusivamente elaborado com uvas Pinot Noir, através do método champenoise, permanece em autólise em contato com as leveduras, por 13 meses. Possui coloração amarelo claro, reflexos esverdeados e um delicado e persistente perlage. O bouquet mostra-se autêntico e complexo, com notas de frutas tropicais amarelas e em perfeita harmonia com as nuances de flores do campo, resultando em um espumante com excelente cremosidade, acidez e frescor.
MÉTODO DE VINIFICAÇÃO
Tradicional (champenoise), onde o mosto é fermentado sem as cascas, originando um vinho branco. Após colocação de licor de tiragem, com leveduras selecionadas, o vinho passou 13 meses de processo de autólise, "sur lie" (em contato com as leveduras). Após o processo de remuage e degorge, aplicou-se o licor de expedição, com o próprio vinho base, sem adição de açúcar, originando um espumante seco, aromático, com perlage abundante e persistente.




